Suzuki tira S-Cross e Vitara de linha e agora vende apenas o Jimny no Brasil

A Suzuki tem apenas dois modelos em portfólio no momento: os jipes Jimny e Jimny Sierra. Conforme antecipado por Autoesporte em novembro de 2021, a fabricante tirou de linha o Vitara e o S-Cross no Brasil. No entanto, há planos de trazer veículos atualizados – e híbridos – para o mercado nos próximos anos.

A dupla de SUVs não aparece mais no site da marca. Contudo, desde o ano passado os carros não são mais importados para o Brasil. Na época, a Suzuki atribuiu a interrupção a um problema no abastecimento e fornecimento de peças na sede da montadora, no Japão. Não havia mais unidades disponíveis nos estoques das concessionárias.

Em nota, fabricante responde que “confirma a chegada, em breve, ao mercado brasileiro de novos modelos, com novas tecnologias”. E afirma que “a marca está reposicionando seus veículos com a saída de alguns para a chegada de outros”.

Suzuki Vitara é vendido no exterior com motorização híbrida — Foto: Divulgação

Suzuki Vitara é vendido no exterior com motorização híbrida — Foto: Divulgação

Portanto, é provável que a nova linha do Vitara venha para o Brasil, e desta vez, híbrida. No exterior, não houve mudanças no seu visual, apenas no motor. Agora, ele é equipado com propulsor 1.5 de quatro cilindros de 99 cv associado ao propulsor elétrico de 33 cv. Juntos, geram 115 cv de potência combinada.

Em sua quarta geração, o Vitara estreou no Brasil em 2016 como uma opção abaixo do S-Cross e do Grand Vitara. Na época, os planos da montadora incluíam até a fabricação nacional do SUV para 2018, o que não chegou a acontecer.

Sua última atualização ocorreu em 2019, quando recebeu pequenas mudanças estéticas. Antes de sair de linha, ele era vendido nas versões 4Sport (R$ 162.990) e 4Style (R$ 170.990). Seu preço, no entanto, era mais alto que o oferecido por concorrentes, como Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.

Nova geração do Suzuki S-Cross mudou completamente o visual e passou a adotar motorização híbrida leve — Foto: Divulgação

Nova geração do Suzuki S-Cross mudou completamente o visual e passou a adotar motorização híbrida leve — Foto: Divulgação

Caso a terceira geração do S-Cross seja comercializada no Brasil, ela vai adotar o motor 1.4 turbo a gasolina de 127 cv com o auxílio do sistema híbrido leve de 48V. Desde a linha 2019, o utilitário era equipado com o motor 1.4 turbo a gasolina que gerava 146 cv e 23,5 kgfm associado a um câmbio automático de seis marchas. A tração era 4×4, assim como no jipinho Jimny.

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