Pininfarina começa a produzir esportivo elétrico que chega a 100 km/h em 2 segundos

Pininfarina finalmente anunciou o início da produção do superesportivo elétrico Battista. Trata-se do primeiro modelo totalmente elétrico na categoria a ser produzido na Itália. Cerca de 150 unidades serão fabricadas no ateliê da marca, em Cambiano.

Battista foi revelado pela Pininfarina no final de 2019. Desde o começo de 2020, a marca aceita encomendas pelo modelo, que terá produção limitada. Evidentemente, a pandemia da Covid-19 atrasou todos os planos da marca – e o Battista começará a ser distribuído apenas no começo do ano que vem.

Além de ser o primeiro supercarro elétrico produzido na Itália, o Battista também é o mais potente da história do país. A marca divulga que o modelo pode entregar 1.900 cv de potência e atingir 100 km/h na faixa de 2 segundos. E se o motorista não agredir o acelerador, a autonomia máxima é de 500 km.

Pininfarina Battista pode rodar até 500 km — Foto: Divulgação

Pininfarina Battista pode rodar até 500 km — Foto: Divulgação

Pininfarina Battista compartilha muito de sua base com o Rimac Navera, incluindo a estrutura em fibra de carbono. Cada cliente foi convidado a visitar a fábrica da marca na Itália e customizar o modelo do zero com o time de engenharia. Apenas no interior, a Pininfarina proporciona mais de 128 milhões de opções de customização de cores.

Produção artesanal

Processo de produção do Pininfarina Battista é artesanal — Foto: Divulgação

Processo de produção do Pininfarina Battista é artesanal — Foto: Divulgação

Enquanto robôs tomam os empregos de trabalhadores nas fábricas de produção em massa, a Pininfarina preparou sua estrutura para um processo praticamente artesanal. Apenas 10 funcionários estarão encarregados de toda a produção da linha Battista, em um trabalho que deverá levar em torno de 10 semanas e 1.250 horas.

Pininfarina também divulga uma série de planos de serviços aos donos do Battista. Para começar, o Eccellenza garante um plano de manutenção que dura 10 anos. Já o plano Futura aumenta a garantia do motor e das baterias para 10 anos. Por fim, o plano Eterna permite a aquisição antecipada de componentes do carro que podem sofrer avarias, como para-choques, para-lamas e capô. Eles serão pintados com o próprio carro durante a produção, para que as cores sejam correspondentes.

Nome do Battista faz homenagem ao criador da marca, Battista Pininfarina — Foto: Divulgação

Nome do Battista faz homenagem ao criador da marca, Battista Pininfarina — Foto: Divulgação

Além de tudo isso, a Pininfarina também terá um serviço de “flying doctor”. Se alguma falha causar recall no veículo, a própria marca cuidará de desmontar o carro e enviar suas peças para a Itália de avião. Um esquema semelhante faz sucesso entre os donos de Bugatti.

Compartilhar Post