Rival do Fiat e-Scudo, JAC E-JV 5.5 é furgão elétrico de 204 cv que custa R$ 315 mil
A família de automóveis e veículos comerciais elétricos da JAC Motors acaba de ganhar mais um membro. Se trata do E-JV 5.5, furgão elétrico com capacidade de 5,5 metros cúbicos e 204 cv de potência que chega como uma opção ao Peugeot e-Expert, Citroën Ë-Jumpy e Fiat e-Scudo.
O 10º veículo elétrico da marca no Brasil tem 5,11 metros de comprimento, 1,76 m de largura, e 3,08 m de entre-eixos. Ao todo, são 5.500 litros de volume de carga (5,5 m³) e o furgão consegue transportar até 805 kg de carga útil. Para propulsioná-lo, há um motor elétrico de 204 cv e 30,1 kgfm de torque.
JAC E-JV 5.5 tem 5.500 litros de volume de carga (5,5 m³) e o furgão consegue transportar até 805 kg de carga útil. — Foto: Divulgação
Equipado com baterias de 50,2 kWh, o E-JV consegue percorrer até 300 km no padrão NEDC – medição mais otimista que o padrão internacional WLTP. No modo de condução ECO, a montadora afirma que é possível rodar até 350 km. Em uma fonte wallbox de 7kWh, a bateria demora pouco mais de 6h30 para atingir a carga completa.
Em relação à economia, a JAC estima que o proprietário gaste cerca de R$ 30 para recarregar a bateria por completo (considerando o valor médio da energia elétrica no estado paulista de R$ 0,60/kWh). Desse modo, o furgão roda R$ 0,10 por quilômetro rodado. Em comparação, um modelo similar a combustão gasta cerca de R$ 0,76 por quilômetro rodado (considerando o litro do diesel a R$ 7,59).
Comercial é equipado com freio de estacionamento elétrico com função Auto-Hold, câmera de ré e central multimídia de 10,25″ — Foto: Divulgação
O comercial traz um pacote interessante de equipamentos, com sensor de pressão dos pneus, sensor de estacionamento, freio de estacionamento elétrico com função Auto-Hold, câmera de ré e central multimídia de 10,25″ compatível com o Google.
Em versão única, o E-JV 5.5 custa R$ 314.900 e chegará em novembro às concessionárias. Porém, ele já pode ser encomendado. O Grupo SHC, que representa a JAC Motors no Brasil, acredita que ele será o comercial mais vendido da marca e projeta emplacar 50 unidades por mês.