Caoa Chery tem 1º híbrido nacional que carrega na tomada e vai produzir carros inéditos em Jacareí
A Caoa Chery será a primeira fabricante que produz carros no Brasil a eletrificar todos os modelos da linha. Até agosto, serão cinco lançamentos – quatro híbridos e um elétrico. Todos foram anunciados nesta quarta-feira (15). Veja modelos e preços aqui. Um deles, o Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid será o primeiro modelo nacional que pode ser carregado na tomada.
Apesar de a estratégia parecer repentina, o planejamento para essa “virada” é bem mais antigo – surgiu quatro anos atrás. Ainda assim, a Caoa Chery decidiu desenvolver, iniciar a produção e lançar o Tiggo 3x no Brasil.
O SUV compacto ficou em linha menos de um ano até deixar de ser produzido em maio, quando a empresa resolveu fechar a fábrica de Jacareí (SP) para reformas. Segundo a empresa, o Tiggo 3x não suportaria a adoção de um sistema híbrido leve como os outros carros da marca.
A Caoa Chery ainda garante que a fábrica do interior paulista voltará a funcionar em até três anos. “Jacareí não vai fechar. Vamos manter uma equipe trabalhando no local para preparar os carros importados. Aliás, as importações serão feitas via Jacareí”, disse Marcio Alfonso, vice-presidente de operações da Caoa.
Fábrica da Caoa Chery em Jacareí ficará fechada por três anos — Foto: Divulgação
Além da preparação dos carros importados, Alfonso afirmou que a Caoa Chery pode produzir veículos comerciais e outros modelos de passageiros de segmentos que a fabricante ainda não atua. Picapes são uma alternativa. “Para ser viável, a fábrica precisa produzir de 2.500 a 3.000 unidades por mês”, disse o executivo.
Assim, no momento, toda a produção será concentrada em Anápolis (GO). O local passou a operar em dois turnos e contratou 800 pessoas para reforçar a operação. De lá, já saem Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro tem visual atualizado na comparação com a versão à venda atualmente — Foto: Divulgação
Nos próximos meses, as versões híbridas do trio de SUVs também serão feitas na unidade goiana. Nesse primeiro momento, elas vão coexistir com as dotadas apenas de motor a combustão.
Porém, se a procura pelos híbridos for muito grande, a Caoa Chery cogita encerrar a produção das versões apenas com motor a combustão. O curto histórico de modelos da marca coexistindo mostra que isso é bem provável.
Caoa Chery Arrizo Pro Hybrid será importado da China — Foto: Divulgação
Quando lançou o Arrizo 6 Pro, a marca disse que o Arrizo 5 não sairia de linha. O mesmo aconteceu com Tiggo 2 e Tiggo 3x quando o segundo foi lançado. Nos dois casos, meses depois do lançamento o carro mais antigo deixou de existir.
A escolha por um sistema híbrido leve de 48V para Tiggo 5x e Tiggo 7 foi estratégica. Isso porque a Caoa Chery acredita que a adaptação do público brasileiro será mais rápida.
“Novas tecnologias costumam levar um tempo para serem aceitas. Aconteceu com a injeção eletrônica, o câmbio automático e o turbo. No caso dos híbridos, o benefício é muito óbvio, então a adaptação vai ser mais rápida”, disse Alfonso.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro híbrido é 10 cv mais potente do que versão apenas a combustão — Foto: Divulgação
O sistema híbrido leve funciona como auxílio nas partidas do motor, atuação no start-stpo e também em acelerações mais fortes – quando o pedal do acelerador está com pressão superior a 80% e a demanda de torque é maior que 17 kgfm. Nessas situações, há um incremento de 10 cv e 4,1 kgfm.
A facilidade para “casar” o conjunto elétrico ao motor 1.5 turboflex já existente e os custos menos elevados também pesaram na decisão. Ainda assim, houve um trabalho de adaptação da engenharia brasileira junto à matriz.