Citroën C3 2023 tem o lançamento adiado para agosto por falta de peças
O novo Citroën C3 é o principal lançamento da marca francesa no Brasil nos últimos anos. O hatch compacto deve concorrer em uma faixa acima de Renault Kwid e Fiat Mobi, mas abaixo de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Porém, os sucessivos atrasos têm causado desconforto na rede de concessionárias.
Vendedores ouvidos por Autoesporte relataram que a fabricante mudou a previsão de chegada do novo C3 2023 nas lojas mais de uma vez.
Em setembro de 2021 a Citroën mostrou as primeiras imagens do novo C3 nacional. Na ocasião, a chegada do hatch compacto às lojas foi confirmada para o primeiro trimestre deste ano. Passados alguns meses, a escassez de peças fez com que os planos fossem adiados para julho.
Novo Citroën C3 terá porte semelhante ao de Fiat Argo — Foto: Divulgação
Nos últimos dias, a rede recebeu a notícia de que esse novo prazo não iria se concretizar e que a nova previsão de recebimento dos carros nas lojas é agosto. Até mesmo o treinamento dos profissionais das concessionárias foi adiado.
Um dos vendedores, que pediu anonimato, disse que desde março a Citroën vem postergando o lançamento do C3. “Nós já nem temos mais uma data. Estamos ansiosos pela chegada do carro. Pelo que sabemos, estão esperando peças para montar os carros e enviar para treinamento”.
Procurada pela Autoesporte, a Citroën confirmou que o C3 está atrasado e disse que a razão é a falta de peças. Veja a nota na íntegra:
“O contexto global de pandemia impactou significativamente o setor automotivo, principalmente em relação à falta de alguns componentes. Temos ações implementadas para minimizar esses efeitos no lançamento do novo C3, mas sofremos impacto em relação ao cronograma, que está sendo ajustado”.
O C3 tem sido visto com frequência rodando nas proximidades da fábrica de Betim (MG). Apesar de a produção ser na unidade de Porto Real (RJ), são os profissionais sediados em Minas que têm feito os acertos finais no Citroën.
A ausência de camuflagem nos testes, como mostra o site Autos Segredos, indica que o carro está pronto. Assim, o atraso no lançamento está relacionado à velocidade (no caso a falta dela) que a Citroën consegue produzir o C3 e já ter um estoque suficiente para abastecer as lojas e atender aos primeiros pedidos. Em março, a fabricante francesa anunciou que a fabricação havia começado.
Produção do Citroën C3 no Brasil começou em março — Foto: Divulgação
O C3 2023 será oferecido com duas motorizações: 1.0 Firefly de três cilindros e 75 cv e 1.6 de quatro cilindros e 120 cv. O câmbio manual de cinco marchas estará disponível nas duas opções. Já o automático de seis será exclusivo do propulsor mais potente.
Entre os equipamentos, destaque para a central multimídia com tela de 10 polegadas. Por outro lado, há soluções para baixar os custos. É o caso dos comandos dos vidros traseiros concentrados no console central – e não nas portas, como é usual.
Comandos dos vidros traseiros do novo Citroën C3 foram posicionados no console central — Foto: Divulgação