Conheça todos os carros que saíram de linha no 1º semestre de 2022
O primeiro semestre de 2022 já está no fim e cerca de oito modelos já se aposentaram, isto é, sem contar a avalanche de automóveis e motores que saíram de linha entre 2021 e 2022 por causa da nova lei de emissões de poluentes e ruídos.
Autoesporte fez uma retrospectiva dos primeiros seis meses deste ano e relembrou todos os carros que se despediram das concessionárias. Alguns permaneceram por mais de uma década no mercado. Já outros ficaram menos de seis meses à venda.
Caoa Chery Tiggo 3X e Tiggo 2
O modelo que nada mais era do que a reestilização do Tiggo 2 foi batizado de Tiggo 3X, recebeu um novo motor e tecnologias mais modernas que seu precursor. No entanto, nem bem ficou um ano no mercado e saiu de linha em abril deste ano. O motivo por trás do fim da produção foi o fechamento da fábrica de Jacareí (SP) para modernização da planta.
A fábrica do interior paulista passará por reformas para produzir carros híbridos e elétricos. O valor do investimento não foi divulgado, mas a Caoa Chery estima que as obras devem durar dois anos. Vale lembrar que o projeto do Tiggo 3X é da década retrasada – oriundo do hatch Celer – e, portanto, ficou praticamente impossível eletrificá-lo.
Já o Tiggo 2 ficou mais tempo no mercado – desde 2018 – mas saiu do mercado por não se adequar à nova lei de emissões e ruídos da fase 7 do Programa de Controle de Emissões Veiculares, o Proconve, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022. No caso do crossover, a montagem das últimas unidades foram finalizadas neste ano por causa da falta de peças.
Hyundai Tucson
Tucson deve ganhar uma nova geração híbrida ainda neste ano — Foto: Divulgação
Em março deste ano, a Hyundai Caoa anunciou que a produção do antigo Tucson estava suspensa. Em nota, a fabricante afirmou que o utilitário “deverá receber novidades e continuará sendo produzido”. A principal possibilidade é que a nova geração – com motorização híbrida – seja lançada nos próximos meses.
A atual geração do Tucson era vendida no Brasil desde 2016 e conviveu durante um tempo com suas duas gerações anteriores. A primeira geração ficou no mercado entre 2004 e 2018, e a segunda, batizada de ix35, se manteve no portfólio da fabricante até este ano.
Hyundai ix35
Hyundai ix35 estreou no mercado como a segunda geração do Tucson — Foto: Divulgação
A segunda geração do Tucson chegou em 2010 no Brasil. E, assim como a primeira geração do SUV, foi nacionalizada pouco tempo depois. Com o passar dos anos, o modelo recebeu algumas plásticas visuais, acabou se distanciando do veículo “original” e se manteve no país, até mesmo após o New Tucson (terceira geração) estrear por aqui.
Mas o ix35 se despediu do mercado em março deste ano, embora tivesse encerrado sua produção em dezembro de 2021, prazo máximo para os modelos que não atendiam a fase 7 do Proconve.
Como se tratava de um produto com visual e acabamento mais antigo, era difícil que ele disputasse mercado com Hyundai Creta, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross, que apresentam uma generosa oferta de conteúdo tecnológico e de assistência ao motorista. A própria Hyundai Caoa afirmou em nota que o “ix35 oferece maior dificuldade de atualização”.
Hyundai HB20X
Hyundai HB20X foi um dos últimos hatches aventureiros a se despedir do mercado — Foto: Divulgação
No início do ano, a Hyundai anunciou que o HB20X também sairia de linha. O compacto era um dos raros hatches aventureiros que ainda restavam no segmento em extinção, mas o volume de vendas era bem baixo frente ao HB20 e representou apenas 10,2% das vendas do hatch em 2021.
O fim do aventureiro já era esperado. Ele era o único modelo da gama do HB20 equipado com o motor 1.6 Kappa, que foi descontinuado da linha do hatch e do sedã em agosto de 2021 – em virtude do motor 1.0 turbo. Na mesma época, o câmbio manual de seis marchas também saiu de linha.
O hatch era oferecido em quatro versões a partir de R$ 83.990, e custava até R$ 95.190. Apenas a variante de entrada Vision associava o motor 1.6 ao câmbio manual de seis marchas. Nas configurações restantes, o câmbio era automático de seis marchas.
Honda Accord
Honda Accord Hybrid 2022 ficou menos de seis meses no mercado — Foto: Divulgação
Lançado em agosto de 2021 no Brasil, o novo Honda Accord se despediu do mercado menos de seis meses depois, em janeiro deste ano. O lote do sedã havia esgotado e a Honda não declarou quando um novo lote viria para o país. Pouco tempo depois, o carro saiu do configurador do site da marca – antes mesmo da chegada de seu concorrente direto, o Toyota Camry híbrido.
Desde o lançamento, o Accord híbrido teve cerca de 60 unidades emplacadas. Ele utilizava o sistema chamado de e:HEV, com três motores: um 2.0 16V aspirado de ciclo Atkinson de 145 cv e 17,8 kgfm e outros dois elétricos. Desses, um tem 184 cv e traciona o sedã, enquanto o outro atua como gerador.
A Honda não divulgou a potência combinada. Aliás, em praticamente nenhuma ocasião os dois motores responsáveis pela tração são acionados de forma conjunta. O Accord híbrido custava R$ 299.900.
BMW X2
BMW X2 foi comercializado entre 2018 e 2022 — Foto: Divulgação
Quatro anos depois de estrear no mercado nacional, o BMW X2 teve suas vendas suspensas. Diferentemente dos nacionais X1, X3 e X4, o SUV era importado e suas vendas nunca chegaram a empolgar a marca, embora fosse uma opção mais esportiva e moderna do que o X1.
Ele oferecia dois tipos de motorização, o propulsor 1.5 turbo de 136 cv e 22,4 kgfm e o 2.0 turbo de 306 cv e 45,9 kgfm. O câmbio era automático de seis ou nove marchas. A tração era dianteira ou integral, dependendo da versão.
É possível que o SUV volte reestilizado ao Brasil. Lá fora, o X2 recebeu novos para-choques e novo desenho no LED dos faróis.
Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance
Mercedes-Benz Classe A 200 Sedan deixa de ser vendido no Brasil — Foto: Divulgação
No final de março, a Mercedes parou de vender a A 200 Sedan Advance, versão de entrada do Classe A Sedan. De acordo com a Mercedes, a baixa demanda pela versão de entrada não justifica a importação do modelo, que vinha da Hungria. A montadora afirma que vai priorizar as vendas do sedã com estilo cupê CLA 250.
A versão de entrada era oferecida por R$ 292.900. Desde então, quem fizer questão de colocar um Classe A na garagem terá que desembolsar pelo menos R$ 332.900.
Bônus: os mortos pela nova lei de emissões
A lista dos descontinuados ganha outros vários modelos se levarmos em conta os que foram produzidos até o final do ano passado (e queimaram o estoque neste ano) por um motivo bem particular: a nova fase do Proconve, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2022.
Volkswagen Voyage não recebe mudanças desde 2018 — Foto: Divulgação
A nova fase foi responsável por tirar de linha tanto motorizações, quanto veículos. O motor 1.6 aspirado de 120 cv e 17,1 kgfm da Volkswagen, por exemplo, foi descontinuado. Ela equipada as versões mais caras do Gol e Voyage, bem como o Virtus e Voyage. No caso da Saveiro, ela recebeu uma leve atualização e segue em linha.
Ainda na fabricante alemã, a Volkswagen aposentou a Amarok equipada com motor 2.0 turbodiesel de 180 cv e agora vende apenas as versões com o V6 a gasolina.
Trio da Fiat e da Chevrolet sai de cena
Já a Fiat encerrou as versões com motor 1.8 de Toro, Argo e Cronos e tirou de linha o Grand Siena, Doblò e Uno. As unidades remanescentes foram liquidadas ao longo deste ano.
Joy e Joy Plus já estava sem estoque nas lojas desde setembro do ano passado — Foto: Divulgação
Por sua vez, a Chevrolet anunciou no início deste ano que o Joy e Joy Plus, versões antigas de Onix e Prisma, bem como a S10 com motor 2.5 flex estavam de despedida do mercado. A dupla de compactos já estava em falta nas lojas desde setembro do ano passado e representavam menos de 10% das vendas da família Onix.
Honda encerra as vendas de Fit e WR-V
Parte da grande mudança na gama da Honda envolveu o fim da comercialização do Fit e do WR-V. O propulsor 1.5 de 126 cv do monovolume e do crossover não se adequava à nova lei de emissões. Portanto, o Fit foi substituído pelo City hatch e o WR-V saiu do mercado sem deixar substituto.