Fiat Cronos 2023 surge na Argentina com câmbio CVT e volante do Pulse

Pouco antes de chegar ao Brasil, o novo Fiat Cronos 2023 foi apresentado na Argentina, onde é fabricado. O sedã compacto passou por mudanças discretas no visual, mas o grande destaque está sob o capô. No país vizinho, o motor 1.3 aspirado de 99 cv passa a ser associado ao câmbio CVT, combinação que deve pintar por aqui em breve.

A mudança no visual do Cronos ocorre quatro anos após seu lançamento, mas é bem modesta. Segundo imagens reveladas pela Fiat nesta quinta-feira (21), a grade frontal recebeu duas barras cromadas. Já o aplique do para-choque, que era pintado na cor preta, passa a ser cromado. As rodas de liga leve têm um novo desenho. Já a traseira não recebeu modificações.

Traseira não recebeu mudanças, mas desenho das rodas de liga leve é novo  — Foto: Divulgação

Traseira não recebeu mudanças, mas desenho das rodas de liga leve é novo — Foto: Divulgação

O volante tem novo visual, semelhante ao do Fiat Pulse. Algumas versões terão central multimídia com tela de 7″ com Android Auto e Apple Car Play. No painel de instrumentos, velocímetro e conta-giros são analógicos, mas informações como distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média são mostrados em um pequeno visor ao centro.

Fiat Cronos 2023 vai adotar volante semelhante ao do Pulse — Foto: Divulgação

Fiat Cronos 2023 vai adotar volante semelhante ao do Pulse — Foto: Divulgação

A grande mudança, portanto, está no conjunto mecânico. A fabricante enfim aposentou o 1.8 E.torQ Evo da linha do sedã. Assim, as cinco versões passam a ser equipadas com o motor 1.3 Firefly de 99 cv. No Brasil, o Cronos é vendido em apenas duas configurações: 1.3 e Drive 1.3, ambas com a versão flex desse propulsor, que rende 107 cv e 13,7 kgfm.

Associado ao motor está o câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas, presente nas duas opções mais caras. Antes da mudança de linha, apenas a Precision oferecia câmbio automático de seis marchas. Já as configurações de entrada trazem câmbio manual de cinco marchas.

Por aqui, a atualização do Cronos deve chegar nos próximos meses. O grande chamariz será a adoção do câmbio CVT nas versões mais caras. O hatch Argo também deve passar por mudanças ainda neste ano.

Compartilhar Post