Ford F-150 Raptor R tem motor de Mustang com 700 cv e preço que esbarra nos R$ 600 mil
A Ford acaba de revelar a inédita F-150 Raptor R, uma versão ainda mais esportiva e extrema da picape aventureira. O grande motor V8 supercharged que pertence ao Shelby GT500 recebeu algumas preparações para ficar ainda mais nervoso, mas as mudanças vão muito além.
A nova F-150 Raptor R carrega a expertise da Ford nas corridas Baja 1000, que acontecem desde os anos 1960 no deserto mexicano. O visual foi planejado para emanar uma alma selvagem, como se a picape fosse um bicho peçonhento. Isso explica os grafismos na caçamba e no capô, além dos bancos esportivos feitos pela Recaro.
Entre as principais mudanças mecânicas na comparação com a Raptor convencional vale destacar a nova suspensão e os amortecedores desenvolvidos pela Fox Live, marca famosa no segmento das mountain bikes.
Os novos pneus all-terrain de 37 polegadas oferecem maior vão livre do solo, facilitando a entrada da F-150 Raptor R em terrenos muito acidentados, com pedregulhos e cascalho. Para aguentar os novos desafios, toda a estrutura da caminhonete foi reforçada – dos eixos à carroceria.
Lagarto do deserto
Sob o capô, o V8 esconde a fúria de 700 cv de potência e 88 kgfm de torque. É o mesmo motor do Shelby GT500, desenvolvido pela Ford Performance, braço de competição da marca norte-americana. O tempo que a caminhonete leva para atingir 100 km/h não foi revelado.
Para garantir sua durabilidade em usos extremos, a Ford recorreu a novos materiais, substituindo o alumínio por aço inoxidável fundido. O volume de ar na admissão do combustível também foi ampliado em 66% para garantir mais eficiência.
Ford F-150 Raptor R é um Shelby GT500 que pode levar 1.500 litros na caçamba — Foto: Divulgação
O novo câmbio automático SelectShift tem dez marchas. O motorista pode alterar seu funcionamento pelo seletor de modos de condução, que tem as opções Normal, Esportivo, Silencioso e Baja. Eles também alteram o comportamento do volante – que pode ficar mais maleável ou direto – e a entrega da curva de torque do acelerador.