Fotos da VW Amarok 2023 revelam design arrojado, multimídia de Toro e alma de Ranger
Fim do mistério. Após uma longa série de flagras e teasers, a Volkswagen apresentou oficialmente a nova Amarok. A segunda geração da picape foi desenvolvida juntamente com a Ford Ranger e será fabricada apenas na planta da marca alemã na África do Sul.
Pelas imagens, está claro que a nova Amarok em nada lembra a geração anterior, presente no mercado desde 2010. A dianteira traz um robusto para-choque em “X” e faróis Full LED afilados (com tecnologia IQ.Light), seguindo a linha de design da Volkswagen. A carroceria também é cheia de vincos no capô, nas portas e caixas de rodas e na tampa da caçamba.
Montada na mesma plataforma da Ranger, a Amarok tem 5,35 metros de comprimento, sendo apenas 2 cm menor que a rival da Ford. No entanto, as duas dividem a mesma distância entre os eixos de 3,27 m – exatamente 17 cm maior que a geração anterior.
Nova Volkswagen Amarok 2023 foi desenvolvida em parceria com a Ford — Foto: Divulgação
Em termos de capacidade de carga, a caçamba da nova caminhonete da Volkswagen pode transportar de 1.000 kg a 1.600 kg. Ela também pode rebocar até 3.500 kg e o teto foi projetado para suportar 350 kg.
Nova Volkswagen Amarok 2023 tem capacidade de reboque de 3.500 kg — Foto: Divulgação
A segunda geração da Amarok terá opção de motor 2.0 Turbodiesel de 150 cv ou 170. Também haverá uma variação biturbo deste propulsor, com potência de 209 cv. Uma configuração 3.0 V6 Turbodiesel também será disponibilizada, com opões de 241 cv ou 250 cv, de acordo com o mercado. A Volks tabém poderá utilizar o motor 2.3 EcoBoost a gasolina desenvolvido pela Ford e que entrega 298 cv.
Nova Volkswagen Amarok 2023 teve o interior totalmente redesenhado; central multimidia de 12” e painel de instrumentos digital são os destaques — Foto: Divulgação
A Amarok terá opção de câmbio manual. Já as configurações com transmissão automática poderá desfrutar de uma caixa de 10 velocidades, deixando de lado o bom câmbio automático de 8 marchas. A tração também poderá ser integral 4Motion, de acordo com a versão. As imagens do interior mostram um seletor de tração, com opções de 4×2 e reduzida, por exemplo.
Nova Volkswagen Amarok 2023 não será vendida no Brasil — Foto: Divulgação
O interior também merece um destaque especial. Completamente remodelado, ele tem como grande novidade a central multimídia com tela na vertical no melhor estilo Fiat Toro, que pode ter 10 ou 12 polegadas. O painel de instrumentos também é novo e totalmente digital (já era hora). O volante multifuncional é o mesmo dos modelos da família de elétricos da Volkswagen, I.D., e também apresenta os botões do Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC), item inédito na picape.
Todo o console central também foi redesenhado, abrigando uma nova manopla de câmbio. O ar-condicionado é digital, o freio de estacionamento eletrônico e também está disponível carregamento de celular por indução (wireless charger). O sistema de som é premium da marca Harman-Kardon.
Vem para o Brasil?
Se você, assim como nós, se encantou com a nova Amarok e não vê a hora de comprar a sua para rodar no Brasil, pode ir tirando seu cavalinho da chuva. A segunda geração da picape da Volkswagen será produzida apenas na África do Sul e terá como principais mercados a Austrália e alguns países da Europa. Há a expectativa de os Estados Unidos também receberem a bruta.
Já o Brasil continuará com a geração atual da Amarok, que passará em breve por uma leve reestilização e continuará sendo importada da Argentina, onde atualmente é fabricada.
Já a nova geração da Ford Ranger, que serviu de base para a nova Amarok, será sim comercializada no Brasil. Seu lançamento está confirmado para 2023.