Jaguar planeja lançar três SUVs elétricos até 2025 e aproveitar base do novo Evoque
A Jaguar anunciou que pretende se tornar uma montadora exclusiva de carros elétricos até 2025, quando a atual linha de modelos deve ser substituída. E é exatamente por isso que a fabricante inglesa já está trabalhando na criação de três novos modelos de SUVs elétricos.
Um deles deve utilizar materiais sustentáveis no interior, como lã, seda e tecidos recicláveis a exemplo do novo Range Rover, também do grupo JLR. Além disso, detalhes em cerâmica, pedra e vidro também fazem parte dos planos da Jaguar para esse SUV. Algo bem parecido com a parte interna do BMW iX. A ideia é satisfazer os motoristas da China e dos Estados Unidos.
Já o menor dos três lançamentos deve ter um design semelhante ao do Range Rover Sport. A diferença está nos estilos de carroceria, que devem ser oferecidos em três e cinco portas. Aliás, esse planejamento de eletrificação deve estar alinhado com a própria Land Rover, que faz parte do mesmo grupo e já prometeu lançar seis modelos movidos a eletricidade a partir de 2024.
No caso da Land Rover, a plataforma usada no Range Rover Evoque – que deve ser o primeiro elétrico da linha – é a EMA. Essa é uma das três bases criadas para modelos movidos a eletricidade no grupo Jaguar Land Rover.
Já os futuros carros elétricos da Jaguar devem usar a plataforma de alumínio chamada internamente de Panthera. Assim, o trio de SUVs terá configurações de motores elétricos simples ou duplos, tecnologia de carregamento 800V e baterias que podem ser fornecidas pela Envision AESC.
SUVs elétricos da Jaguar devem custar entre R$ 430 mil e R$ 1,1 milhão — Foto: Divulgação
Falando em preços, há rumores de que o menor dos três SUVs elétricos custe entre 80 mil euros e 120 mil euros (valores entre R$ 430 mil e R$ 651 mil na cotação atual). O modelo principal é maior, e deve ter valor de 200 mil euros (aproximadamente R$ 1,1 milhão).
Com esse novo planejamento, o objetivo da Jaguar é vender entre 50 mil e 60 mil carros por ano a partir de 2025. Esses números são comparáveis às vendas do Land Rover Range Rover antes da pandemia.