Kia Sportage 2023 acaba de ser lançado no Brasil, mas preços já estão R$ 5.000 mais altos
No início de julho, a Kia começou a vender o Sportage 2023 antes mesmo do lançamento, já que os carros haviam chegado antes do previsto. Quase um mês depois, a fabricante coreana apresenta seu SUV mais famoso de forma oficial. Mas não há só boas notícias.
Logo de cara, é preciso dizer que o Sportage já está mais caro. R$ 5.000, mais exatamente. Segundo a Kia, a alta nos preços se deve ao dólar mais alto – o SUV é importado da Eslováquia.
Isso posto, é hora de apresentar a quinta geração do Sportage. O modelo acaba de chegar ao país com um inédito conjunto mecânico híbrido leve. Sob o capô há um motor 1.6 turbo de 180 cv e 27 kgfm acoplado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas.
Por ser um híbrido leve, o Sportage não tem grandes pacotes de baterias ou um motor elétrico capaz de tracionar o modelo. O sistema auxiliar é idêntico ao do Stonic e não rende potência ou torque adicionais. Porém, há um modo de condução chamado Velejar, que desliga o motor a gasolina nas situações nas quais ele não é necessário.
Kia Sportage 2023 é um pouco maior que um Jeep Compass — Foto: Cauê Lira/Autoesporte
Assim, os números de consumo são bons para um SUV médio: 11,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. O motor 1.6 só pode ser abastecido com gasolina.
O Sportage 2023 é vendido em duas versões: EX e EX Prestige. A Kia afirma que, inicialmente, vai importar 250 unidades por mês da Eslováquia. O objetivo, porém, é aumentar o volume para 450 exemplares mensais até o final do ano.
Confira os preços e conteúdos de cada versão:
- EX – R$ 224.990 (era R$ 219.990)
Itens de série: central multimídia com tela de 8 polegadas, rodas de 18 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, volante com aquecimento, partida remota, alertas de ponto cego, saída de faixa com correção do volante e de colisão frontal e tráfego cruzado, banco do motorista com ajustes elétricos, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e carregador de celular por indução.
- EX Prestige – R$ 259.990 (era R$ 254.990)
Itens de série: mesmo pacote da EX mais central multimídia de 12,3 polegadas, rodas de 19 polegadas, bancos de couro, teto solar panorâmico, trocas de marcha por aletas no volante, alavanca de câmbio giratória, controlador de velocidade adaptativo, câmera com projeção de imagens em mudanças de faixa e frenagem de emergência em cruzamentos.
Nova geração
Nova geração do Sportage é inspirada no elétrico EV6 — Foto: Divulgação
A quinta geração do Sportage foi lançada pouco mais de um ano atrás. Com 4,55 metros de comprimento, 2,68 m de entre-eixos, 1,86 m de largura e 1,65 m de altura, o SUV coreano é um pouco maior que o Jeep Compass. O porta-malas também é mais espaçoso, com 562 litros.
Como tem sido frequente nos modelos da Kia, o novo Sportage chama atenção (positivamente) pelo design ousado e tecnológico.
A inspiração no desenho é o elétrico EV6, já testado pela Autoesporte. Entre as semelhanças estão as luzes diurnas com formato de C, a linha do capô parruda e a barra iluminada na traseira. Outras similaridades incluem linha de cintura alta e coluna D em formato triangular.
Como de praxe, a grade dianteira tem o formato “nariz de tigre”, que desta vez está mais avantajada que em qualquer outro modelo da marca. Também é novidade para o Sportage a pintura de dois tons.
Cabine do Kia Sportage tem acabamento caprichado e visual moderno — Foto: Divulgação
Por dentro, as mudanças são extensas. Assim como no EV6, há uma central multimídia enorme em formato curvado que se estende até o painel de instrumentos digital.
Rival de peso
Mesmo com toda a modernidade do projeto, a vida do Sportage não deve ser fácil no segmento de SUVs médios. A versão de entrada é menos equipada e custa mais que o Jeep Compass 1.3 turbo mais completo (Série S, de R$ 216.990).
A opção topo de linha é ainda R$ 15 mil mais cara que o Compass turbodiesel top de linha, Limited, de R$ 239.990.
Já o Corolla Cross tem preços que partem de R$ 158 mil e não passam de R$ 206 mil da versão de topo – diferença considerável para o Sportage.
Kia Sportage 2023 chega ao Brasil importado da Eslováquia — Foto: Divulgação