Moto no estilo “hot rod” tem corpo de Kawasaki, motor de Suzuki e nunca foi vendida
O termo “hot rod” é usado para denominar carros antigos, feitos normalmente entre as décadas de 1920 e 1950, que foram modificados. Essa prática começou nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial e ganhou espaço no resto do mundo. Mas o que poucos sabem é que também existem motocicletas nesse estilo.
É o caso da Single Hot Rod, o belo modelo que você vê nas fotos. A moto foi criada em 2001 pela oficina alemã JvB-moto, uma das empresas mais conceituadas no ramo na Europa, mas nunca foi lançada. O que mais chama atenção é que a Single Hot Rod nasceu da combinação de duas motos japonesas.
Sua estrutura pertence à Kawasaki GPX 600 de 1988. Já o motor de 650 cc foi tirado de uma Suzuki XF 650. Isso remete totalmente à cultura hot rod de “usar o que há em mãos” para criar algo totalmente novo.
Feita em 2001, Single Hot Rod nunca foi vendida — Foto: Reprodução
Jovens que retornaram aos Estados Unidos após servirem na Segunda Guerra Mundial criaram o costume de adquirir carros antigos da Ford e da Chevrolet que estavam perto de serem descartados em algum ferro-velho.
Em alguns cenários, esses carros estavam totalmente depenados. Dessa forma, os proprietários eram obrigados a comprar peças de outros modelos para completá-los, dando origem a um veículo totalmente novo.
No caso da Single Hot Rod, tanque de combustível, rodas, farol e escape foram trocados por peças de outras motocicletas. Segundo a oficina responsável, o modelo tem em torno de 150 kg e pode entregar 50 cv de potência.
Detalhes da Single Hot Rod customizada — Foto: Reprodução
No site da JvB-moto, o engenheiro responsável escreveu que sempre foi fã dos modelos americanos antigos, como choppers e bobbers, mas não curte motos pesadas. Sendo assim, a empresa de customização trabalhou para que a Hot Rod tivesse metade do peso de uma chopper convencional.
Já a Single Hot Rod parece um projeto esquecido. Quase 21 anos depois, a motocicleta continua no acervo da JvB-moto na Alemanha e não há indícios de que será vendida. Hoje a oficina faz customizações de modelos das marcas BMW, Yamaha, Triumph e Ducati.