Nissan Leaf 2023 atualiza o visual e ousa no design das rodas, mas pode estar com os dias contados

Um dos primeiros carros elétricos a ser vendido no Brasil, o Nissan Leaf poderá sair de linha nos próximos anos para dar lugar a um SUV cupê elétrico. Por ora, no entanto, o hatch acaba de receber a linha 2023 no Brasil, que traz um novo desenho das rodas e mudanças pontuais no design. Mesmo com a leve plástica visual, seu preço não foi reajustado (por enquanto) e se mantém em R$ 293.790.

O maior destaque na dianteira é a grade totalmente preta, dado que ela não conta mais com a moldura cromada que tinha o formato de “U”. Faróis, DRLs e luzes de neblina também trocaram o acabamento interno — antes cromado, agora ele é escurecido.

O Leaf também estreia o novo logotipo na Nissan, que fica posicionado na grade dianteira, tampa do porta-malas, volante e no centro das rodas. Falando sobre as rodas de liga leve, elas chamam atenção pelo novo — e ousado — desenho. De 17 polegadas, elas são de cinco raios e abusam de hastes que parecem flechas.

Novas rodas de 17 polegadas têm design ousado e desenho é repleto de hastes — Foto: Divulgação

Novas rodas de 17 polegadas têm design ousado e desenho é repleto de hastes — Foto: Divulgação

Na parte de trás, a moldura do defletor não é mais pintada de azul. A partir de linha 2023, ela tem acabamento na mesma cor da carroceria do automóvel.

A Nissan não alterou o trem de força. Portanto, o Leaf oferece o motor elétrico de 149 cv e 32,6 kgfm de torque. Ele é alimentado pelo conjunto de baterias de íon-lítio de 40 kWh, que permitem que o veículo rode até 389 km no ciclo Inmetro.

Na hora da recarga, uma boa novidade: a partir de agora o hatch oferece entrada do tipo 2, o padrão europeu, de sete pinos , o mais comum no Brasil. Em fontes de carregamento rápido, o Nissan demora cerca de 40 minutos para completar 80% de carga da bateria. Esse tempo, porém, pode chegar a 20 horas se ele estiver conectado a uma tomada residencial de 220V.

Retrovisor interno inteligente passa a transmitir imagens da traseira da veículo — Foto: Divulgação

Retrovisor interno inteligente passa a transmitir imagens da traseira da veículo — Foto: Divulgação

Por dentro, é destaque o novo sistema de áudio Bose, que é composto por dois tweeters, quatro alto-falantes e um subwoofer. Além disso, o espelho retrovisor interno é equipado com tela de LCD e consegue transmitir as imagens da traseira do veículo.

Aposentadoria?

Embora ele seja atualizado no Brasil, fontes internas da Nissan no exterior alegam que o Leaf pode sair de linha até 2025. De acordo com uma reportagem do portal Automotive News, o hatch poderá ser sucedido por um elétrico mais moderno, com um motor mais potente, e maior autonomia.

Autoesporte entrou em contato com a Nissan do Brasil para ter um posicionamento sobre o assunto, mas até o momento desta publicação não houve resposta.

O provável sucessor será um SUV-cupê desenvolvido a partir do conceito Chill-Out, apresentado pela Nissan no ano passado.

Conceito Chill Out da Nissan pode suceder o Leaf — Foto: Divulgação

Conceito Chill Out da Nissan pode suceder o Leaf — Foto: Divulgação

Ainda que seja um dos carros elétricos mais baratos no mercado estrangeiro, ele logo foi perdendo espaço para concorrentes da Tesla e GM, por exemplo. A primeira geração do Leaf surgiu em 2010 e a segunda foi lançada em 2017.

No Brasil, o elétrico estreou em 2019, quando ganhou o troféu de Carro Verde do Ano, na premiação Carro do Ano, de Autoesporte. Em 2021, o Nissan também foi o elétrico mais vendido do país, com 439 unidades emplacadas no ano.

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