Nova Volkswagen Amarok 2023 terá central multimídia gigante no estilo dos carros da Tesla
A Volkswagen tem o desafio de transformar a Amarok, um de seus carros mais defasados no mundo, em uma referência em matriz tecnológica. A nova geração vai seguir um caminho bem diferente das suas principais rivais, com uma pegada mais urbana e moderna. Isso fica bem claro pelo painel que acaba de ser revelado em imagens na internet.
A projeção digital da Amarok destaca a grande central multimídia com formato vertical, que aparenta ter entre 10 e 12 polegadas. Podemos ver que os controles do ar-condicionado de duas zonas foram incorporados à tela, para dar um aspecto ainda mais minimalista e reduzir a quantidade de botões. O volante segue o design adotado no Taos, SUV médio vendido aqui no Brasil.
Seguindo o padrão dos lançamentos mais recentes da Volkswagen, a Amarok deve ter conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio para o pareamento de celulares. A imagem também indica que os assentos dianteiros terão função de aquecimento e resfriamento.
Volkswagen Amarok 2023 vai estrear novo design, baseado nos SUVs da marca — Foto: Divulgação
Na parte inferior do painel, a Volkswagen inseriu alguns botões no formato de teclas e um comando giratório para controlar o volume. O botão da extremidade direita traz a palavra “Mode”, indicando que se trata de um seletor de modos de condução.
A imagem não mostra detalhes do console, mas a nova Amarok deve ter carregador de celular por indução. O cluster também está apagado na imagem, mas as chances das versões mais caras oferecerem display totalmente digital são altíssimas.
Ainda mais tecnológica
O avanço da tecnologia da Amarok vai além da conectividade. A Volkswagen também confirma que a picape terá assistentes de permanência e de mudança de faixa, e sistema de reconhecimento de placas. As versões mais caras terão sistema de som assinado por alguma marca famosa, provavelmente a Bose.
A Volkswagen Amarok 2023 deve ser revelada em alguns meses em versões com cabine simples e dupla. Produzida na África do Sul, ela será importada para Europa, Ásia e América do Norte.
O banho de água fria é que a segunda geração da picape não será vendida no Brasil. A Volkswagen já confirmou que vai reestilizar a Amarok que é produzida na Argentina com poucas mudanças desde 2010. A intenção é que ela permaneça em linha por mais alguns anos, sem novos investimentos para uma repaginação completa.