Ram 1500 “antiga” chega ao Brasil em setembro e vai custar cerca de R$ 350 mil
Não é incomum que as marcas mantenham diferentes gerações do mesmo veículo à venda de forma simultânea. É exatamente isso que vai acontecer com a Ram 1500. A fabricante norte-americana confirmou em um vídeo curto o lançamento no Brasil da versão anterior da picape – o nome oficial será Ram 1500 Classic.
A única outra informação oficial é de que a nova picape terá o mesmo motor V8 5.7 da 1500 Rebel. Porém, Autoesporte foi além e apurou com concessionárias da marca a estimativa de preço e previsão de chegada da 1500 Classic nas lojas.
Os vendedores da Ram ainda não receberam o treinamento para conhecer melhor a 1500 Classic. Porém, disseram que o novo modelo começa a ser vendido em setembro em versão única.
A estimativa é que a 1500 Classic custe por volta de R$ 350 mil – ocupando assim, com sobras, o posto de veículo de entrada da fabricante. Veja abaixo os preços dos modelos atuais da Ram:
- 1500 Rebel – R$ 456.990
- 2500 Laramie – R$ 456.990
- 3500 Laramie – R$ 484.990
- 3500 Longhorn – R$ 529.990
Caso a previsão se confirme, a 1500 Classic ficará posicionada junto às versões topo de linha de caminhonetes médias – a Toyota Hilux, por exemplo, já passa de R$ 352 mil na variante mais completa.
Mas a 1500 Classic é muito maior. Enquanto picapes médias possuem cerca de 5,40 metros de comprimento, a caminhonete da Ram chega a 5,82 metros de comprimento, 3,57 m de entre-eixos, 2,02 m de largura e 1,94 m de altura, pouco abaixo da Rebel.
Ram 1500 Classic foi lançada há mais de 10 anos — Foto: Divulgação
Antiga geração?
A Ram 1500 Classic é a quarta geração da picape – uma anterior à Rebel vendida por aqui atualmente. A estratégia de oferecer os dois modelos simultaneamente não será exclusiva do Brasil. Atualmente, as duas 1500 já convivem em mercados como México, onde é produzida, Argentina, Canadá e Estados Unidos.
Os dois modelos trazem a mesma motorização: V8 5.7 Hemi. A diferença está na potência. A geração anterior terá números levemente inferiores: 395 cv e 56,1 kgfm contra 400 cv e 56,7 kgfm. Nos dois casos, o câmbio é automático de oito marchas.
Interior da Ram 1500 Classic não é tão moderno quanto o da Rebel — Foto: Divulgação
Apesar de a quarta geração da 1500 ser de 2010, a Classic foi lançada com atualizações em 2019. A lista de equipamentos, ao menos na Argentina, inclui quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas (os mostradores são analógicos), central multimídia de 8,4 polegadas, bancos de couro com ajustes elétricos, rodas de 20 polegadas, airbags laterais e de cortina e teto solar.
A maior incógnita sobre a chegada da 1500 Classic ao Brasil é a versão escolhida pela Ram. A picape mostrada no vídeo divulgado pela empresa traz grade frontal cromada, mas outros elementos como rodas e o nome da fabricante na caçamba de cor preta.
Em outros mercados, quando há cromados, não há detalhes pretos e vice-versa.
A 1500 Classic roda no Brasil em testes há alguns meses. Em maio, uma unidade foi vista no Recife. Procurada na ocasião, a Stellantis, dona da Ram, disse que aquele exemplar estava no país para “testes voltados a outros países”.
Ram 1500 Classic foi flagrada em testes no Recife — Foto: Carlos Eduardo Néris/Autoesporte