Toyota Corolla sedã também terá versão esportiva de 304 cv, diz site
O Toyota Corolla GR está confirmado para o Brasil na versão hatchback, com 304 cv, câmbio manual e tração integral. A fabricante ainda não tem uma versão sedã para o esportivo, mas segundo a revista japonesa Goo-Net, ela deverá sair do papel na metade de 2023.
Enquanto o Toyota Corolla GR é rival dos hatches VW Golf R e Honda Civic Type-R, sua eventual versão sedã chegará para pisar nos calos da próxima geração do Subaru WRX STi. A publicação japonesa antecipa que a mecânica do hatch deverá ser preservada – portanto, podemos esperar os mesmos números no sedã.
O Corolla tem visual diferente no Japão, onde aposta em um design mais esportivo — Foto: Divulgação
O motor 1.6 turbo é capaz de desenvolver 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, com transmissão manual de seis marchas e tração integral. O GR é montado em uma versão reforçada da plataforma TNGA-C, com mais pontos de solda, fator que aumenta a rigidez da carroceria.
A suspensão do hatch também foi aprimorada para melhorar o desempenho do veículo em curvas sobre qualquer tipo de piso e aumentar a estabilidade. É possível que este arranjo também seja incorporado ao sedã, segundo a publicação japonesa.
Toyota Corolla GR hatch chega ao Brasil no ano que vem — Foto: Divulgação
Os freios a discos ventilados são perfurados, com pinças de alumínio com quatro pistões na frente e dois atrás. As rodas de 18 polegadas com pintura preta brilhante calçadas em pneus Michelin Pilot Sports 4 dão o toque final.
Também é possível imaginar que o sedã tenha o mesmo interior do hatch. Sendo assim, ele incorpora quadro de instrumentos digital de 12,3” que inclui tacômetro e informa a pressão do turbo, a marcha que está sendo usada e o modo da tração. A tela de 8” da central multimídia oferece navegação e assistente inteligente, acionado pelo comando “Hey, Toyota”.
O interior do Toyota Corolla GR japonês — Foto: Divulgação
Os bancos esportivos são de tecido e têm costura prateada contrastante e o logo GR nos apoios de cabeça. Já o volante é revestido de couro, e as pedaleiras são feitas de alumínio.
Pelo sucesso do Corolla no Brasil, a Toyota certamente pensará com carinho antes de bater o martelo sobre a chegada do sedã esportivo. Mas isso é assunto para o futuro, já que ele não deve surgir antes de 2023.