Veja os 10 carros não eletrificados mais econômicos do Brasil em 2022

A lista de dados de consumo e eficiência energética foi revelada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no último dia 1 com alguns modelos ainda não lançados no Brasil.

Autoesporte traz agora a lista dos 10 carros que não são híbridos ou elétricos mais econômicos do país. Para quem aposta nos subcompactos Fiat Mobi ou Renault Kwid, um spoiler. Eles fazem parte do ranking, mas nenhum dos dois é o “campeão” em economia.

Veja abaixo a relação completa. Para estabelecer o ranking, foram consideradas as médias de consumo urbano e rodoviário com gasolina e etanol.

1) Chevrolet Onix Plus 1.0 aspirado

  • Etanol: 9,6 km/l (cidade), 12,5 km/l (estrada)
  • Gasolina: 13,8 km/l (cidade), 17,6 km/l (estrada)

 

grande campeão de economia de combustível é o Chevrolet Onix Plus com motor 1.0 aspirado. A unidade de três cilindros rende até 82 cv e 10,6 kgfm. O desempenho não é arrebatador, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em 13,3 segundos. Mas os números mais interessantes são os de consumo.

Na cidade, o Onix Plus nem é o mais econômico. O sedã se destaca mesmo no ciclo rodoviário. Nesse ciclo, ele é o único modelo não híbrido ou elétrico que passa de 12 km/l com etanol e 17 km/l com gasolina.

2) Hyundai HB20S 1.0 turbo manual

  • Etanol: 10,1 km/l (cidade), 11,9 km/l (estrada)
  • Gasolina: 14,3 km/l (cidade), 16,8 km/l (estrada)

 

Novidade mais recente da linha HB20, a combinação de motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm com o câmbio manual de seis marchas foi lançada em agosto passado. E ajuda a explicar que a caixa com mais marchas pode ser a fórmula para melhores resultados nas provas de consumo rodoviário.

Afinal, ele é um dos melhores nesse ciclo. Mesmo na cidade, o HB20S vai melhor do que o Onix Plus.

3) Renault Kwid

  • Etanol: 10,8 km/l (cidade), 11 km/l (estrada)
  • Gasolina: 15,3 km/l (cidade), 15,7 km/l (estrada)

 

Renault Kwid Zen é pequeno e leve, mas não é o mais econômico do Brasil — Foto: Divulgação

Renault Kwid Zen é pequeno e leve, mas não é o mais econômico do Brasil — Foto: Divulgação

Um dos carros mais baratos do Brasil, o Renault Kwid fecha o pódio dos mais econômicos. Só que as médias de consumo rodoviário ficam próximas às da cidade, o que reforça a vocação urbana do pequeno.

Tanto que o Kwid tem as melhores marcas de consumo urbano entre todos os carros não eletrificados à venda no Brasil.

Recém-renovado, o Renault é oferecido com um único conjunto mecânico: motor 1.0 de três cilindros de 71 cv e 10 kgfm e câmbio manual de cinco marchas.

4) Peugeot 208 1.0 Like

  • Etanol: 10,4 km/l (cidade), 11,3 km/l (estrada)
  • Gasolina: 14,7 km/l (cidade), 16,3 km/l (estrada)

 

Peugeot 208 traz motor 1.0 aspirado do Argo — Foto: Divulgação

Peugeot 208 traz motor 1.0 aspirado do Argo — Foto: Divulgação

O Peugeot 208 herdou o motor Firefly 1.0 de três cilindros e 75 cv do Fiat Argo. Porém, a “criação” acabou se mostrando mais econômica do que a “criatura”.

hatch francês vai melhor do que o italiano nos quatro ensaios. Ele se destaca por ser um dos melhores com etanol na cidade.

5) Chevrolet Onix 1.0 aspirado

  • Etanol: 9,5 km/l (cidade), 12 km/l (estrada)
  • Gasolina: 13,8 km/l (cidade), 16,6 km/l (estrada)

 

Chevrolet Onix não tem a mesma boa aerodinâmica do sedã — Foto: André Schaun

Chevrolet Onix não tem a mesma boa aerodinâmica do sedã — Foto: André Schaun

versão hatch do Onix tem números ligeiramente piores do que os do sedã. Apesar de ser mais leve, a aerodinâmica pior ajuda a explicar a diferença.

As maiores alterações aparecem exatamente no ciclo rodoviário, onde a aerodinâmica é mais perceptível – 0,5 km/l com etanol e 1 km/l com gasolina.

6) Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo manual

  • Etanol: 9,3 km/l (cidade), 11,8 km/l (estrada)
  • Gasolina: 13,4 km/l (cidade), 16,9 km/l (estrada)

 

O terceiro Onix da lista é o sedã com motor turbo de 116 cv e câmbio manual de seis marchas. Ele até se aproxima da variante aspirada no consumo urbano, mas não vai tão bem nos ciclos rodoviários.

7) Volkswagen Virtus TSI manual

  • Etanol: 9,6 km/l (cidade), 11,4 km/l (estrada)
  • Gasolina: 13,8 km/l (cidade), 16,3 km/l (estrada)

 

Volkswagen Virtus vai se descolar do Polo — Foto: Divulgação

Volkswagen Virtus vai se descolar do Polo — Foto: Divulgação

O Virtus com motor 1.0 turbo e câmbio manual de cinco marchas sequer foi lançado (ou mesmo confirmado pela Volkswagen), mas já aparece entre os carros mais econômicos do país.

Ao que tudo indica, o motor será o mesmo do finado Up TSI: 105 cv e 16,8 kgfm. Quando chegar, já deve trazer visual atualizado inspirado no Nivus.

8) Fiat Argo 1.0

  • Etanol: 9,8 km/l (cidade), 11 km/l (estrada)
  • Gasolina: 14,1 km/l (cidade), 15,8 km/l (estrada)

9) Fiat Mobi

  • Etanol: 9,8 km/l (cidade), 11 km/l (estrada)
  • Gasolina: 14,2 km/l (cidade), 15,5 km/l (estrada)

10) Hyundai HB20S 1.0

  • Etanol: 10 km/l (cidade), 10,6 km/l (estrada)
  • Gasolina: 13,7 km/l (cidade), 15,2 km/l (estrada)

Compartilhar Post