Ferrari 296 GTB de 830 cv que carrega na tomada chega ao Brasil em dezembro
Depois da SF90 Stradale e sua versão conversível, a Ferrari mostra no Brasil mais um inédito híbrido: a 296 GTB. O esportivo de 830 cv de potência estreia por aqui apenas em dezembro. Como faltam alguns meses para a chegada oficial, o preço ainda é um mistério.
A 296 Gran Turismo Berlinetta é um dos mais recentes carros da marca italiana e chega ao Brasil para se posicionar logo abaixo da SF90. Em vez do V8 aliado a um motor elétrico, a 296 resgata o motor V6 – o primeiro foi o Dino, em 1957. Aqui se trata de um 3.0 biturbo com 663 cv. A unidade elétrica contribui com outros 167 cv. O torque conjunto é de 75,3 kgfm.
Com menos de 1.500 kg, câmbio de dupla embreagem e oito marchas, e tração traseira, a 296 GTB precisa de apenas 2,9 segundos para atingir os 100 km/h partindo da inércia. Já o 0 a 200 km/h leva 7,3 s. Velocidade máxima? 330 km/h! O superesportivo ainda consegue rodar 25 km no modo elétrico e chegar até 135 km/h sem gastar uma gota de combustível.
Ferrari 296 GTB resgata o visual da 250 LM, de 1963 — Foto: Raphael Panaro/Autoesporte
Ao não adotar seus tradicionais motores V8 ou V12, a Ferrari optou por uma solução capaz de garantir eficiência máxima: a disposição dos cilindros no bloco em alumínio em 120º diminuiu o centro da gravidade do modelo e ainda alocou o turbo ao centro — sem deixar a 296 GTB muito pesada por conta do conjunto híbrido (o peso total do modelo é de 1.470 kg).
Interior da Ferrari 296 GTB tem quadro de instrumentos digital e poucos botões no painel — Foto: Raphael Panaro/Autoesporte
A nova Ferrari 296 GTB resgata o visual da 250 LM, de 1963 e que teve poucas unidades produzidas, marcando época ao vencer as 24 Horas de Le Mans. O design classudo, entretanto, também é acompanhado por soluções aerodinâmicas modernas, como manda o figurino de um modelo GT atual. Na traseira, o spoiler integrado no para-choque inspirado na LaFerrari garante que o eixo traseiro fique bem colado ao chão.
Ferrari 296 GTB é um dos lançamentos mais recentes da marca italiana — Foto: Raphael Panaro/Autoesporte