Que fim levou: BMW que foi de Elvis Presley ficou 30 anos abandonado e hoje é peça de museu
Elvis Presley é um dos maiores nomes da música — e não há dúvidas a esse respeito. Além da carreira de sucesso, o Rei do Rock tem uma história curiosa no mundo dos carros. E ela envolve um dos mais belos modelos já criados pela BMW, o 507.
Em 1958, quando prestava serviço militar na Alemanha, Elvis comprou um 507 branco. Só que o esportivo começou a causar problemas. As fãs que reconheciam o conversível acabavam marcando a carroceria com batom. Para contornar a situação, o Rei do Rock mandou pintar o carro de vermelho.
BMW 507 teve a carroceria pintada de vermelho para esconder as marcas dos batons das fãs do cantor — Foto: BMW
Quando o serviço militar terminou, em 1960, Elvis voltou aos Estados Unidos e levou junto seu BMW, mas vendeu o 507 pouco tempo depois. O raríssimo Roadster, cuja produção foi de apenas 254 exemplares, passou por mais modificações.
Em 1968, em uma nova troca de donos, o engenheiro aeronáutico e colecionador Jack Castor adquiriu o BMW sem saber de seu passado glorioso. Castor praticamente não rodou com o carro, que acabou largado em um galpão ainda nos anos 1970. A ideia era fazer uma restauração completa — o que nunca aconteceu. E assim o BMW ficou durante três décadas, sofrendo com a ação do tempo.
BMW 507 de Elvis que ficou durante três décadas escondido em um galpão — Foto: BMW
Até que a jornalista Jackie Jouret localizou o modelo e conseguiu comprovar que o carro de chassi 70079 era o mesmo que pertencera a Elvis. Daí em diante, começaram as negociações entre Castor e a BMW.
Após acordo firmado em 2014, o 507 foi levado para a sede da empresa. A restauração levou quase dois anos, porque suas condições eram deploráveis — havia ferrugem e peças que não podiam ser restauradas. Vários componentes foram construídos a mão. Como o carro estava sem motor, um novo V8 foi instalado.
Depois de todo o trabalho, o 507 retomou cor e forma originais. Agora, alterna os dias entre o museu da BMW, em Munique, e um galpão de clássicos da marca na mesma cidade bávara.
Após dois anos sendo restaurado, o BMW 507 retomou cor e forma originais. — Foto: BMW
BMW 507 1958
Ficha técnica |
Motor: Dianteiro, longitudinal, V8, 3.2, 16V, carburado |
Potência: 150 cv a 5.000 rpm |
Torque: 24 kgfm a 4.000 rpm |
Câmbio: Manual, quatro marchas, tração traseira |
Freios: Eixo de torção (dianteira e traseira) |
Tanque: 60 litros |
Peso: 1.280 kg |
DIMENSÕES |
Comprimento: 4,38 metros |
Largura: 1,68 m |
Altura: 1,27 m |
Entre-eixos: 2,48 m |