Ferrari 296 de competição tem tecnologia de F1 para desmontar o carro em segundos

A Ferrari 296 GTB será lançada no Brasil em dezembro. O esportivo, ainda sem preço, chega ao país com um motor V6 3.0 biturbo de 663 cv, aliado a outro propulsor elétrico com 167 cv, totalizando 830 cv. Entretanto, a versão de competição, a 296 GT3, dispensou qualquer tipo de eletrificação, e sua estreia será na tradicional prova das 24h de Daytona, nos Estados Unidos, em 2023.

O modelo de corrida é equipado com um motor seis cilindros 3.0 turbo, posicionado na parte central da traseira, de 600 cv e 72,4 kgfm. O motor está conectado a uma caixa de câmbio de seis marchas feita especialmente para este carro.

Vale lembrar 296 GTB GT3 é a sucessora da Ferrari 488 GT3, que é nada menos do que a Ferrari de competição com mais títulos da história: participou de 770 corridas, das quais venceu 429, e conquistou 107 títulos.

De acordo com a fabricante de Maranello, o chassis e a dinâmica deste 296 GT3 foram pensados e desenhadas para “oferecer prestações e facilidade de condução para os pilotos profissionais”.

O 296 GT3 é equipado com um motor seis cilindros 3.0 turbo, posicionado na parte central da traseira — Foto: Divulgação

O 296 GT3 é equipado com um motor seis cilindros 3.0 turbo, posicionado na parte central da traseira — Foto: Divulgação

A Ferrari diz que este 296 GT3 tem 20% a mais de downforce do que o 488 GT3, o que faz com que este novo esportivo seja bastante estável em todas as situações de corrida. E o peso dele é incrivelmente leve: são 1250 kg.

Ferdinando Cannizzo, chefe de design de carros de corrida de Gran Turismo da Ferrari, disse: “Analisamos como estão fazendo as coisas na Fórmula 1 e nos protótipos e copiamos isso. Trocamos algumas ideias e conceitos com a equipe de F1.”

O peso do carro é muito leve, são apenas 1250 kg — Foto: Divulgação

O peso do carro é muito leve, são apenas 1250 kg — Foto: Divulgação

Ainda segundo Cannizzo, o carro foi projetado para fornecer desempenho e confiabilidade e para corridas de ‘Sprint’ e ‘Endurance’.

Uma das tecnologias que vêm dos carros de F1 é a capacidade de acelerar os procedimentos de reparação e substituição de partes do carro durante as corridas. Várias peças da dianteira e da traseira podem ser desmontadas e trocadas em segundos graças as novas soluções implementadas pela Ferrari junto com a equipe de F1.

Não há qualquer tipo de eletrificação no motor da Ferrari 296 GT3 — Foto: Divulgação

Não há qualquer tipo de eletrificação no motor da Ferrari 296 GT3 — Foto: Divulgação

O cockpit tem uma posição de condução melhor do que de seu antecessor, afirma a Ferrari. Muitos dos controles são, aliás, inspirados nos carros de F1, como é o caso do volante. Este modelo ainda conta com um sistema de ar-condicionado específico para as necessidades do piloto durante as corridas.

Agora é aguardar e estreia e ver se a 296 GT3 terá o mesmo sucesso do antecessor.

O interior da Ferrari 296 GT3 é inspirado nos carros de F1 e tem várias partes de fibra de carbono — Foto: Divulgação

O interior da Ferrari 296 GT3 é inspirado nos carros de F1 e tem várias partes de fibra de carbono — Foto: Divulgação

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