Fórmula 1 faz exposição de itens históricos para celebrar 50 anos do GP do Brasil
A Fórmula 1 está comemorando 50 anos de presença no Brasil em 2022. E para celebrar as cinco décadas de histórias no país, a categoria está realizando uma exposição inédita que reúne fotos, troféus, capacetes, macacões e até carros históricos dos pilotos no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O evento é dividido em três partes. No primeiro ponto, os visitantes passam por uma espécie de linha do tempo com imagens de grandes momentos de corridas que foram realizadas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e no Circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, desde 1972.
Em um segundo momento, a exposição mostra capacetes e macacões de diversos pilotos. Entre as atrações está o macacão e o capacete utilizados por José Carlos Pace em sua única vitória na Fórmula 1 no GP do Brasil de 1975, assim como o troféu que ele recebeu após a corrida. Os itens foram cedidos pela família do piloto e é a primeira vez que são exibidos nos últimos 35 anos.
A sapatilha e o macacão que Ayrton Senna usou no GP do Brasil de 1993 e o troféu recebido pela sua segunda vitória em Interlagos também estão presentes no evento, assim como o capacete utilizado por Emerson Fittipaldi no GP do Brasil de 1972.
Só que é no último ponto da exposição que está o mais esperado pelos visitantes: os carros. A Williams de Nelson Piquet, a Jordan de Rubens Barrichello, a Renault de Giancarlo Fisichella, a Red Bull de Daniel Ricciardo e duas Ferrari de Felipe Massa estão entre os monopostos expostos no local.
De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), a iniciativa da criação da exposição é o primeiro passo para a fundação de um museu para o automobilismo nacional. Em coletiva de imprensa, Garcia disse que o futuro museu seria um novo atrativo para moradores e turistas.
Qual o valor dos ingressos?
Se você ficou interessado em visitar a exposição de 50 anos de Grandes Prêmios no Brasil, os ingressos são gratuitos nas terças-feiras. De quarta à sexta, e finais de semana de manhã, o valor é de R$ 50. Cada grupo de visita é limitado em 200 pessoas e a exposição tem duração de 1 hora.
Nos sábados e nos domingos, o preço sobe para R$ 150 e os visitantes podem participar da Garage-Fest com DJs e assistir às corridas restantes da atual temporada da Fórmula 1 (GP do México, GP dos EUA, GP de São Paulo e GP de Abu Dhabi) em um telão.