Volkswagen apresenta o novo Polo 2023; veja mudanças e preços
Nesta segunda-feira (19) foi lançado o novo Volkswagen Polo 2023. O lançamento recebeu poucas mudanças visuais, uma nova combinação de motor e câmbio e preços mais baixos do que os da versão anterior.
Renovado na Europa em 2021, levou um ano para a reestilização chegar ao Brasil. O lançamento nacional não será exatamente igual ao modelo europeu. A frente é bem próxima, adotando o mesmo para-choque usando uma entrada de ar bem mais larga, com uma divisão para as luzes de neblina na horizontal. O que será bem diferente em relação ao Polo europeu é a ausência da barra iluminada na parte inferior da grade e os faróis de LED, que usarão um conjunto mais simples. Só terá o mesmo farol na versão GTS, usando uma linha de LED na parte inferior para iluminação diurna.
Sendo o Polo 2023 totalmente diferente na traseira. Não trará as mesmas lanternas que a versão europeia (que foram inspiradas no novo Golf), abandonando a ideia de uma parte esticada em direção ao centro da tampa do porta-malas. No lugar disso, o conjunto será igual ao do Polo anterior, mantendo o formato e recebendo somente um novo desenho interno. Nem o para-choque muda muito, descendo a faixa refletiva para ficar ao lado da área da placa.
A Volkswagen teve um cuidado para atender às demandas dos clientes, modificando o interior que precisava muito de atenção. O painel dianteiro tem um novo material, com uma textura em alto relevo e um fundo semibrilhante, melhorando a sensação de estar em um carro mais refinado. As portas frontais receberam tecido nos painéis e os bancos foram redesenhados, adotando uma nova arquitetura inspirada pelo Polo GTS. Traz também os novos volantes e alavanca da transmissão, usados por outros modelos como Nivus e Taos.
A motorização trouxe muitas novidades. Ao contrário do que esperavam, o motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm foi mantido na linha para a versão de entrada chamada apenas MPI, disponível somente com um câmbio manual de 5 marchas. As demais versões trarão o 1.0 TSI de 116 cv a 5.000 rpm e 16,8 kgfm entre 1.750 e 4.200 rpm. As especificações deste motor acabaram vazando no manual online do hatch, e está disponível com câmbio manual de 5 marchas e o automático de 6 marchas.
Em relação ao 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm que equipava o Polo, a motorização não retornará para o hatch, passando a ser usada somente pelo Nivus e T-Cross. O topo de linha será o Polo GTS, configuração esportiva que também é a única a usar o 1.4 TSI de 150 cv a 4.500 rpm e 25,5 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm, também somente automático. No entanto, esta versão fará sua estreia em um outro momento.
O Polo 2023 com o motor 1.0 turbo de 116 cv até mesmo apareceu no Inmetro e figurava como um dos carros mais econômicos do Brasil (sem eletrificação, claro). Fará 9,6 km/litro na cidade e 11,6 km/litro na estrada com etanol, subindo para 13,8 km/litro e 16,5 km/litro quando abastecido com gasolina. Assim, será o 5º carro mais econômico do Brasil.
A Volkswagen confirmou através de sua assessoria que o Novo Polo perdeu os freios a disco na traseira e agora são utilizados tambor. A fabricante explica que os freios a disco na dianteira entregam a mesma capacidade de frenagem e que isto ajudou a reduzir o peso do carro.
Mais equipados, com faróis de LED de série, usando uma iluminação diurna na parte interior, ao invés de uma pequena faixa como em outros carros. O ar-condicionado é digital automático, item que havia recebido na linha 2022. Também ganhou carregador de celular por indução, posicionado logo na frente das duas portas USB-C. Na parte de segurança, traz frenagem automática pós-colisão.
Manteve os painéis de instrumentos digital, de 8” nas versões mais baratas e 10,25” nas configurações mais caras. A multimídia segue sendo a VW Play desenvolvida no Brasil, com uma tela de 10 polegadas e um sistema atualizado, adicionando 4 novos apps: Abasteça Consciente (que incentiva a abastecer com etanol); My Turner (permitindo conectar a rádios online); Serpens (jogo); e Dry Wash (para agendar serviços de lavagem do carro). Outra novidade é a adição do aplicativo Meu VW para smartphones, permitindo acessar informações do carro.
O lançamento ainda ganha um pacote chamado Kit Black, trazendo acabamento preto para as rodas de liga leve, spoiler traseiro e capas dos espelhos laterais. Adiciona alguns acessórios, como cobertura para os parafusos da roda, capa para chave, tapetes de borracha para o assoalho e porta-malas, e soleiras.
A fabricante promete mais de 100 acessórios para serem instalados na concessionária.
Perdeu o motor mais potente, mas ao menos a Volkswagen compensou no preço. O Polo 2023 ficou mais barato, agora partindo de R$ 82.990, subindo para R$ 92.990 na versão TSI manual. A configuração Comfortline agora é vendida por R$ 102.990 (R$ 5.900 a menos do que a linha 2022), enquanto o Polo Highline passa a custar R$ 109.990 (uma redução de R$ 7.000).